31 de outubro de 2013

Fim do Outubro Rosa


Hoje é dia 31 de outubro, portanto, último dia do querido outubro rosa. Como trabalho em uma ONG de apoio a pessoas com câncer, vivi de perto esse movimento que tem apoio universal.

Durante esse mês, pesquisei e aprendi muito sobre o câncer de mama. Esse câncer é o que mais mata mulheres, ele atinge muitas de nós, todos os anos. O engraçado é que esse câncer, primeiramente, tem como prevenir. E segundo, se descoberto nos estágios iniciais, ele tem mais de 90% de chance de cura.

Mas ainda as mulheres não tomaram consciência de que é preciso fazer os exames sempre, principalmente o autoexame e mamografia. Assim, esse número de mulheres com câncer só tende a aumentar.

E é por isso que a campanha do outubro rosa é tão forte no mundo inteiro. Ela existe pra conscientizar nós mulheres, que tomemos cuidado com essa doença, diminuindo assim a sua incidência.

Mas não adianta sair por ai pintando tudo de rosa e não agir. Percebo que muitas pessoas apoiam, curtem, compartilham essa ideia, ajudam a campanha, fazem movimentos, corridas, caminhadas, iluminam prédios de rosa, fazem eventos, shows, stands e tudo, mas não fazem o que mais importa.

Talvez eu esteja errada, mas pelo que pude perceber, as pessoas ficam fascinadas pelo movimento, mas, pera aí, você mulher, fez o autoexame? Foi ao ginecologista nos últimos 365 dias? Se informou sobre prevenção? Está praticando esportes? Tem uma alimentação legal? Tem cuidado da saúde? Você tem se cuidado?

Essa campanha é muito importante, e o objetivo dela é a favor da vida, lutando contra a doença. Então, quando você ver aquele prédio bonito iluminado de rosa, lembre disso, marque sua consulta, faça o autoexame, e se cuide mais, principalmente se você tiver mais de 40 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário