6 de junho de 2015

O que achei do Adobe Camera Raw

Eu já tinha ouvido falar dele mas só fui realmente conhecê-lo há umas semanas atrás e achei ele fantástico.

O Adobe Camera Raw - ACR - é como uma extensão dentro do Photoshop aonde você edita as fotos com muito mais facilidade, eu diria que ele é um Photoshop simplificado e essencial para quem trabalha com fotografia profissional.

Porém não é com qualquer foto que se usa o ACR, o arquivo da imagem precisa estar na extensão .NEF e não .JPEG que é mais comum em fotos. O arquivo em Raw é a foto pura e total sem compressões, o foto em seu estado mais perfeito, para ter uma foto nesse formato é preciso configurar sua câmera para que ela salve as fotos assim.

As câmeras profissionais e semi-profissionais possuem essa configuração, você pode escolher a opção de salvar em JPEG+RAW. Assim ao tirar uma foto, automaticamente os dois arquivos já vão para o cartão de memória. Algumas câmeras compactas mais modernas já possuem também essa configuração.

Basta ter o Photoshop no seu computador que ao dar um duplo clique no arquivo em RAW o ACR irá abrir. Ele tem essa carinha:


São diversas opções de luzes e cores, correções, efeitos, ele tem uma infinidade de estilos para suas fotos.

Para mostrar o que ele faz, tirei essa foto das Palmeiras do jardim de casa com minha Nikon D3100. Um dia ensolarado e uma foto simples, temos um céu azul, algumas nuvens e vegetação.

Observe um pedaço do muro e a cerca elétrica no canto inferior esquerdo. Agora analise o antes e o depois, em alguns minutos de edição no Adobe Camera Raw temos uma foto muito mais interessante e com aspecto muito mais profissional.


Observe que retirei a cerca elétrica que estava atrapalhando a imagem, retirei o pedaço da antena da TV do lado esquerdo, cortei a imagem, deixei o céu muito mais interessante e a folhagem mais bonita.

Eu optei em fazer a edição desse jeito pois adoro fotos com cores bem destacadas, mas no ACR você faz o que quiser, deixa a foto com estilo antigo, coloca uma cor diferente, arruma o enquadramento, faz correção das lentes, qualquer tipo de efeito, depois do Camera Raw os filtros do Instagram vão parecer piadinha.

Para quem quer aprender a usar essa ferramenta eu indico o DVD "Dominando o Adobe Camera Raw" com Erica Dal Bello da PhotoPro. Um amigo trouxe para mim esse DVD do Photoshop Conference e eu achei realmente muito bom, você aprende mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário