24 de março de 2015

Resenha: A Viagem do Descobrimento

O nome do livro já te faz ter uma ideia do tema, principalmente depois de ler o subtítulo: "Um outro olhar sobre a expedição de Cabral". É um livro bem fino, deve ter umas 120 páginas no máximo e eu vou te contar porque eu li esse livro e porque você precisa ler também.

Estava eu lendo um livro sobre livro-reportagem para saber como fazer meu TCC (Isso antes de eu mudar completamente meu projeto). O livro citava vários livros-reportagens de grande importância e destaque no Brasil e no mundo. Para leigos no assunto, livro-reportagem é igual um livro qualquer, a diferença dele é que sua história é completamente verídica, nada foi inventado, tudo realmente aconteceu.

Um desses livros citados foi aquele que da título a este post. Logo fiquei espantada, como o cara (Eduardo Bueno) vai investigar fatos e entrevistar pessoas sobre um acontecimento de mais de 500 anos? Depois soube que o autor era JORNALISTA!! Com certeza esse era um livro que eu precisava ler, no mesmo instante entrei no site da Americanas e o adquiri (não paguei nem 20 reais na época).

O livrinho chegou e eu mergulhei na leitura. O livro é de 2006 (essa edição) e tem uma linguagem bem fácil de ler. Eu gosto de história e já estou acostumada com a escrita complexa dos historiadores, mas esse livro é super fácil de ler e entender, tem diversas imagens e comentários, é uma leitura rápida, mas de grande conteúdo.

Este livro não vai falar apenas da viagem de Pedro Álvares Cabral até chegar o Brasil e uhul. Ele conta os precedentes, o que fez os lusitanos à desviarem tanto da rota e chegar ao Brasil? Será que foi mesmo sem querer? Será que alguém já esteve por aqui antes, extra-oficialmente? Como foram as viagens que precederam este acontecimento? Como foi o encontro com os índios? E o que aconteceu depois? Qual era a imagem de Portugal perante a Europa? Porque foram eles que chegaram no Brasil primeiro? Qual foi a reação do Rei? Por que Pedro Álvares que liderou essa viagem? Quem era ele? E muuuuuuuuuito mais. São várias curiosidades que eu nem imaginava e nunca havia aprendido em nenhuma aula de história na escola.

Vale a pena ler, eu indico. Ele é o primeiro volume da Coleção Terra Brasilis, são mais outros três títulos que dão continuidade: Náufragos, Traficantes e Degredados; Capitães do Brasil; A Coroa, a Cruz e a Espada. Curto muito livros de história, creio que seja de extrema importância conhecer nossa origem e espero um dia conseguir ler a coleção completa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário