8 de setembro de 2012

Neuromarketing


ESTRATÉGIAS DO NEUROMARKETING

Os truques do comércio para atrair a atenção dos consumidores e vender mais.

Por Alessandra Maria


A cor das paredes, o tamanho do carrinho, o posicionamento dos produtos e até o formato do preço. Essas são algumas técnicas do Neuromarketing, que combinadas de maneira correta estimulam o cliente a gastar mais.

O Neuromarketing é um novo campo do marketing na qual se estuda o comportamento do cliente. O objetivo principal é entender como o consumidor se comporta diante dos estímulos que produzem os produtos, as marcas, as embalagens, as cores, as mensagens publicitárias e assim conseguir penetrar a mente deste consumidor e fazer com que ele escolha o meu produto.

Em um supermercado, por exemplo, o tamanho do carrinho de compras está diretamente ligado à quantidade de produtos levados pra casa. Dez itens parecerá muito em uma cesta pequena, porém se colocados em um carrinho grande a impressão é que se tem poucos produtos e o cliente será estimulado a levar mais. “Grandes lojas e supermercados costumam ser projetados de forma que os consumidores sejam forçados a caminhar no sentido anti-horário. Andar nessa direção  deixa o cliente mais à vontade, faz com que ele fique mais tempo na loja e gaste até 7% mais”, explica Carlos Santis, publicitário, especialista em Marketing e Coordenador de Pós-Graduação no Senac São José dos Campos.

Já nos restaurantes a estratégia é o uso de imagens de comidas bem produzidas ao ponto de dar água na boca nos consumidores. Outro truque é estimular o olfato, fazendo com que o cliente seja seduzido pelos deliciosos cheiros que os alimentos produzem. O mesmo serve para bares e lanchonetes.

Nas lojas de roupas e lingerie, o lojista deve-se perguntar o que o seu público busca nos seus produtos. Sensualidade, conforto, beleza ? E explorar esses itens através de imagens, perfume da loja, e posição dos produtos apresentados. O tipo de iluminação, por exemplo, em uma loja de lingerie é usado luzes mais fracas para que não destaque os defeitos e o cliente se sinta mais bonito usando o seu produto.

A forma como o preço é apresentado ao cliente também é importante já que o valor de forma simplificada chama mais atenção. Preços que terminam com R$ 0,99 são chamados de “preços psicológicos” pois dão a impressão de serem menores do realmente são. Uma peça de roupa de R$ 39,99 para estar mais perto de 30 reais do que de 40 reais. “Uma forma de simplificar é tirar os símbolos e letras do lado dos números. Se você escrever R$ 79 ou 79 reais na placa de preço, o produto parecerá mais caro do que se escrever só 79” , frisa Santis.

A forma com que os produtos são expostos ao comprador também é tão importante quanto todas as outras estratégias. “A vitrine deve ser bem pensada com o objetivo de chamar a atenção do cliente para dentro da loja” disse Carlos. Deve-se deixar o produto de fácil alcance às mãos das pessoas para que possam manuseá-los e sentir a qualidade do produto. Uma loja mais espaçosa que permita fácil circulação de pessoas no ponto de comércio faz com o cliente tenha mais vontade de entrar.



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Essa foi uma reportagem que eu fiz no meu trabalho que sairá tanto no telejornal quanto na revista!
Beijos

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