29 de abril de 2015

A tecnologia e nossa dependência

Hoje de manhã eu estava resolvendo um problema de trabalho com um dos funcionários da empresa, estávamos com bastante dificuldade e então eu falei: "Procura no Google".

Semana passada meu pai estava tentando consertar a torneira do chuveiro e não conseguia de jeito nenhum. Dei a grande sugestão de procurar na internet. Ele disse: "Filha, até parece que vai ter isso na internet", retruquei: "Pai, você acha que a internet serve apenas para ver vídeos engraçados?".

E nesses dois casos, lá encontramos a resposta. Belíssima internet, belíssimo Google, belíssima tecnologia. Isso me fez refletir, o que seria da minha vida hoje sem o Google? Sem todo esse acesso a informação na palma de minha mão?

E eis que, no horário de almoço estou andando tranquilamente na sala de casa respondendo uma mensagem para minha amiga no Whatsapp, fui atingida por um golpe fatal da gravidade e meu bebêzinho Moto G 2ª geração cai no chão. Fui pega-lo de boa pois ele cai sempre e vi que dessa vez ele não aguentou, tinha quebrado. Um desespero passou por meu corpo e gelou minha barriga. O que vou fazer da minha vida sem você celular?



Como viver no mundo de hoje sem um aparelho desses? E por que cada vez os celulares estão mais "quebráveis" e durando menos? Nem terminei de pagar esse ainda. Tenho uns antigos lá na gaveta que ainda funcionam, só não possuem câmera nem Android e muito menos Whatsapp.

Como as pessoas vão me achar? E se alguém quiser falar comigo? Como vou me comunicar? SOCORRO! Sou comunicóloga e tenho pânico de ficar incomunicável. O que farei quando não tiver nada pra fazer? O que farei no ônibus? E se aparecer algo incrível e eu quiser tirar uma foto? E se eu quiser ouvir música? E se eu quiser ligar para o meu namorado? Como vou consultar meu saldo no banco? Como vou achar os locais sem o Waze? Como vou viver?

Pois é, hoje somos completamente dependentes da tecnologia. Ela se infiltrou em nossas vidas de uma forma que não tem mais como imaginar viver sem tudo isso.

É triste, estou me sentindo pelada em uma ilha deserta. Pode parecer dramático mas é real, e muitas pessoas passam por isso. Quem é antenado nas paradas de tecnologia, sente uma grande dor ao perder o companheiro de todos os dias, o celular.

Por isso tenho um pedido, empresas de celular, por favor, façam aparelhos mais duráveis que não nos deixe na mão (e na bad). Pagaria mais se tivesse a certeza de estar comprando um aparelho com maior durabilidade. Vamos lá, Samsung, Motorola, Nokia, Xiaomi, LG, Apple... ajudem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário